"O diletante, com efeito, corre entre as ideias e os factos como as borboletas (a quem é desde séculos comparado) correm entre as flores, para pousar, retomar logo o voo estouvado, encontrando nessa fugidia mutabilidade o deleite supremo." Eça de Queirós, A Correspondência de Fradique Mendes (Memórias e Notas)
31 de dezembro de 2020
Yves Klein
30 de dezembro de 2020
Luiz Pacheco - solidão e livros
George, João Pedro, Puta que os pariu! A biografia de Luiz Pacheco, Lisboa, Tinta-da-China, 2011, p. 34.
29 de dezembro de 2020
28 de dezembro de 2020
27 de dezembro de 2020
Duque d’Ávila e Bolama - condecorações
26 de dezembro de 2020
25 de dezembro de 2020
Lisboa - Basílica da Estrela
"O espírito da igreja vem, sim, da Mafra joanina, como veio a razão da edificação, e o atraso desta para depois do consulado pombalino tem aí a sua explicação. É obra da corte reacionária de D. Maria, quando, com ódio ao ministro todo-poderoso, "ressuscitavam os mortos" da prisão da Junqueira, e gosto de uma corte empobrecida mas avara de respeito, que era necessariamente barroco — por cima de um terceiro quarto de século pautado pelo Iluminismo possível que se traduziu, sobretudo em Lisboa, pela geometria de um urbanismo racional, importado económica e politicamente, feito a compasso e esquadro, no vale arrasado da Baixa... Pela Baixa já passámos, como vimos, mas agora, na Estrela, há que lembrar a obra pombalina para entender a mariana que contra ela ideologicamente se virava — lembrando também outra arquitectura que igualmente de passagem observámos no S. Carlos."
França, José-Augusto, 28: Crónica de um percurso, Lisboa, Livros Horizonte, 2016, p. 145.
24 de dezembro de 2020
Diabo e bruxas - beijo no cu
Hennig, Jean-Luc, Breve História das Nádegas, Lisboa, Terramar, 1997, p. 22.
23 de dezembro de 2020
Eça de Queirós - vinho da Eucaristia
22 de dezembro de 2020
Luís XIV - ballet
21 de dezembro de 2020
Conto popular português - O preto e a lâmpada de Santo António
O preto e a lâmpada de Santo António
20 de dezembro de 2020
Bernini - O Rapto de Proserpina
19 de dezembro de 2020
Monsanto - a aldeia mais portuguesa de Portugal
18 de dezembro de 2020
Robert Mapplethorpe - Poppy
17 de dezembro de 2020
Lisboa - Fábrica de estamparia em Alcântara
16 de dezembro de 2020
Antigo Egipto - Papiro satírico-erótico de Turim
15 de dezembro de 2020
Lisboa - Vila Dias
14 de dezembro de 2020
Salvador Dalí - Jeune Vierge Autosodomisée par sa Propre Chasteté
"This work, not so surprisingly, was owned by Hugh Heffner and hung in the entryway to the Playboy Mansion for a number of years before being sold in 2003." Daqui
13 de dezembro de 2020
Lisboa - a estátua de D. José I num leque
12 de dezembro de 2020
Emma Goldman - Revolução Russa de 1917
11 de dezembro de 2020
Lisboa - tourada
10 de dezembro de 2020
A biblioteca de Aby Warburg
"Em vez de seguir as convenções da biblioteconomia, Warburg tinha inventado um modo de ordenação dos livros a que chamava "lei da boa vizinhança". Consistia esta lei numa maneira de justapor os livros por associações de autores e de assuntos, de modo a dar uma enorme pertinência às contiguidades e a criar percursos que recusavam classificações disciplinares rígidas. A lei da boa vizinhança significava que, ao procurar um livro, o leitor acabaria sempre por encontrar um outro, tão ou mais importante para o problema de que se estava a ocupar do que o inicialmente procurado. Deste modo, cada livro prolongava-se e potenciava-se no próximo. Evidentemente, numa biblioteca deste tipo o leitor tinha dificuldade em encontrar o livro que procurava. Mas a Biblioteca Warburg destinava-se a levantar problemas, a orientar o leitor ao longo de percursos problemáticos, criando circulações, e não a oferecer obras isoladas de um complexo de questões inter e transdisciplinares."
Guerreiro, António, O Demónio das Imagens. Sobre Aby Warburg, s.l., Língua Morta, 2018, pp. 52-53.
9 de dezembro de 2020
Gabriela Mistral em Portugal
Maeterlinck escreveu aqui:
8 de dezembro de 2020
Dia dos Mortos no Convento de São João de Deus (Lisboa)
7 de dezembro de 2020
Lisboa - Cais das Colunas em 1871
"En 1876 fue nombrado comendador de la Orden de Carlos III y al año siguiente se le concedió la Cruz de 2ª Clase de la Orden del Mérito Naval. A partir de este momento, Monleón se dedicó casi por completo al trabajo de investigación, lo que le llevó a realizar sus dos obras maestras, con las que se le consideró como el primer arqueólogo naval español: Historia gráfica de la construcción naval bajo su aspecto artístico, compuesta por noventa acuarelas realizadas entre 1885 y 1898, y Catálogo descriptivo de los principales tipos de embarcaciones desde los primitivos tiempos hasta nuestros días, colocadas por orden alfabético, y que sirve de complemento a la colección de acuarelas existentes en el Museo Naval, obra que no llegó a ver publicada su autor." Daqui
6 de dezembro de 2020
Flaubert - Bouvard e Pécuchet
5 de dezembro de 2020
Sem-abrigos, vagabundos e homossexualidade
"About midnight the other man began making homosexual attempts upon me — a nasty experience in a locked, pitch-dark cell. He was a feeble creature and I could manage him easily, but of course it was impossible to go to sleep again. For the rest of the night we stayed awake, smoking and talking. The man told me the story of his life — he was a fitter, out of work for three years. He said that his wife had promptly deserted him when he lost his job, and he had been so long away from women that he had almost forgotten what they were like. Homosexuality is general among tramps of long standing, he said.
4 de dezembro de 2020
Higiene em Portugal
3 de dezembro de 2020
2 de dezembro de 2020
Camões - Esparsa ao desconcerto do mundo
Esparsa sua ao desconcerto do mundo
1 de dezembro de 2020
Biblioteca - o leitor
Edward Richard Taylor, Birmingham Reference Library - The Reading Room, 1881 (Daqui) |