9 de janeiro de 2022

Capitalismo e liberdade

    Recebemos da sociedade em que vivemos uma série de mensagens que nos dizem: Consumam. Enriqueçam. Façam o que vos apetece. Divirtam-se. O próprio funcionamento deste sistema económico, que proporciona estas liberdades sem precedentes, que se cultivam sob a forma de mobilidade física e prosperidade material, assenta no incentivo às pessoas para que ultrapassem os limites. O apetite supõe-se imoderado. A ideologia do capitalismo transforma-nos a todos em conhecedores da liberdade ― da indefinida expansão do possível. Todos os tipos de proselitismo clamam oferecer antes de mais, ou também, um qualquer acréscimo de liberdade. Não qualquer liberdade, como é evidente. Nos países ricos, a liberdade veio a ser cada vez mais identificada com a «realização pessoal» ― uma liberdade que se goza ou pratica a sós (ou como estando a sós). Este facto explica uma boa parte dos discursos correntes sobre o corpo, de novo imaginado como um instrumento que permite pôr em prática, cada vez mais, vários programas de auto-aperfeiçoamento, de aumento de poderes. Tendo em conta os imperativos ligados ao consumo e o valor virtualmente inquestionado associado à expressão individual, como poderia a sexualidade não acabar por ser, para alguns, uma opção de consumo: um exercício da liberdade, de acrescida mobilidade, de ultrapassar limites. Longe de ser uma invenção da subcultura homossexual masculina, a sexualidade recreativa, sem riscos, é uma reinvenção inevitável da cultura do capitalismo, ao mesmo tempo que contava com a garantia da medicina. O advento da sida parece ter mudado tudo, irrevogavelmente.”

Sontag, Susan, A Doença como Metáfora e A Sida e as Suas Metáforas, Lisboa, Quetzal Editores, 1998, pp. 170-171.

Impact of HIV/AIDS
Betty Ssetumba
Uganda
2008

"The devastating impact of HIV/AIDS is portrayed through empty houses and overgrown courtyards. The rectangular motif at the top of the hanging represents the graves of the many people who have passed away in Uganda since the late 1980s." daqui 

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