"Actualmente, a Espanha está a elaborar a sua quinta ou sexta Constituição; que ela, seguindo rigorosamente esta Constituição, consiga encontrar a paz que lhe é tão necessária, assim como para nós, seu vizinho próximo. Em ambos os países da Península, ainda há muitas pessoas que sabem tanto de uma Constituição como o rei de Nápoles que, quando o povo lhe pediu uma Constituição, respondeu com terror: dou-lhes duas Constituições se as quiserem. É na verdade muito difícil conseguir qualquer espécie de ordem nas raças neolatinas. O seu primeiro instinto é resistir à autoridade, desejar a autoridade, ter medo dela e ao mesmo tempo pedir tudo dela sem desejar tomar qualquer incómodo por exercê-la."
Mónica, Maria Filomena (org.), Correspondência entre D. Pedro V e Seu Tio, o Príncipe Alberto, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/Quetzal Editores, 2000, pp. 139-140.
"A Sua Majestade Don Pedro V Rei de Portugal paî do povo, symbolo de doçura e de hospitalidade dedica este quadro o menino Anibal Rinaldy de 11 annos de idade natural de Damasco 1855" daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário